Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Bandidos furtam, roubam e abusam de pelo menos 8 passageiros por dia no transporte público


Diariamente, ocorrem pelo menos oito casos de furtos, roubos e importunação sexual no transporte público em Minas Gerais. De janeiro a março deste ano, foram registrados 715 crimes desse tipo, sendo mais da metade (408) na cidade de Belo Horizonte, que possui a maior frota e o maior número de usuários de ônibus e metrô no estado. Os principais alvos dos criminosos são homens e mulheres de 18 a 24 anos.

Os homens são os mais frequentemente alvos de ladrões, enquanto as mulheres na mesma faixa etária são as mais vulneráveis à importunação sexual dentro dos coletivos. Esses dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Justiça (Sejusp), que também aponta uma redução nos crimes em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Recentemente, foi lançada a campanha “Emergência MG no Transporte Público”, com o objetivo de conscientizar a população sobre como acionar as forças de segurança em caso de crimes no transporte coletivo. Além do número de emergência 190 e da ida às unidades policiais, as pessoas podem pedir ajuda através do site do programa, do aplicativo MG App e do Telegram. Cartazes da campanha serão colocados dentro dos ônibus, estações e terminais do transporte público.

“É fundamental registrar qualquer tipo de crime para a ação da Polícia Militar, mesmo que não sejam crimes consumados”, afirma o capitão. Ele destaca a importância da informação para o trabalho de patrulhamento e ressalta que a corporação está empenhada em reduzir esses crimes por meio de campanhas preventivas e monitoramento.

A Guarda Municipal de Belo Horizonte informou que os motoristas do transporte coletivo podem acionar o botão do pânico em casos de emergência, para que a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros Militar possam responder imediatamente. Para situações de importunação sexual, os motoristas podem acionar o botão do assédio, e a viatura mais próxima será enviada para o local, seja da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação