Desenvolvimento Única Sites
Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, morre aos 91 anos
No Rio de Janeiro, aos 91 anos, faleceu neste sábado, dia 6, o renomado escritor Ziraldo, conhecido por criar personagens icônicos como “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A informação foi confirmada pela família do ilustre desenhista.
Nascido em 6 de abril de 1932, na cidade do Rio de Janeiro, Ziraldo Alves Pinto foi uma figura multifacetada: cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista brasileiro. Reconhecido como um dos mais destacados escritores infantis do país, Ziraldo é pai da cineasta Daniela Thomas e do compositor Antonio Pinto.
Sua infância transcorreu em Caratinga, Rio de Janeiro, onde estudou por dois anos antes de retornar à cidade natal. Concluiu seus estudos no módulo científico (atual ensino médio) e graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957. Desde tenra idade, seu talento artístico se evidenciava, tendo publicado um desenho no jornal Folha de Minas aos apenas 6 anos.
Ziraldo iniciou sua carreira no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) em 1954, com uma coluna voltada para o humor, alcançando notoriedade nacional ao integrar a equipe da revista O Cruzeiro em 1957 e posteriormente do Jornal do Brasil em 1963. Seus personagens, como Jeremias, o Bom, a Supermãe e o Mirinho, conquistaram o público leitor.
Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira produzida por um único autor, Turma do Pererê, que foi também a primeira história em quadrinhos colorida totalmente feita no Brasil. Embora tenha alcançado grande tiragem à época, a Turma do Pererê foi cancelada em 1964, logo após o início do regime militar no país.
Nesse mesmo ano, Ziraldo foi agraciado com o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas, além do prêmio Merghantealler, uma das principais distinções da imprensa livre na América Latina.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.