Desenvolvimento Única Sites
Vira-lata caramelo vira tema de disputa familiar na Justiça, e juiz decide guarda entre irmão e irmã
Símbolo da cultura brasileira, uma vira-lata caramelo chamada Agatha se tornou protagonista de uma disputa judicial em São Paulo. O caso envolveu um conflito familiar entre irmãos, no qual a guarda da cadela precisou ser decidida por um juiz.
A disputa teve início quando o irmão deixou a casa que compartilhava com a irmã e a mãe idosa. Ele alegou na Justiça que a irmã havia impedido a retirada de seus pertences pessoais e não permitiu que levasse Agatha consigo. Por outro lado, a irmã argumentou que o animal era mais apegado à mãe, de 84 anos.
Na decisão, o juiz considerou o documento de adoção de Agatha, de 2017, no qual consta o nome do irmão. Apesar disso, o magistrado ressaltou que o termo de adoção não equivale à posse do animal, uma vez que “animal não é coisa e, portanto, não pode ter proprietário declarado”. O juiz afirmou que cabia à irmã provar que o irmão não cumpria suas responsabilidades com a cadela e que ela teria melhores condições para cuidar dela.
Sem comprovações suficientes por parte da irmã, a decisão final determinou que a cadela fosse devolvida ao irmão. Além disso, a irmã foi obrigada a devolver os objetos pessoais do irmão e arcar com R$ 6.000 para cobrir os custos do processo.