Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Vereadores aprovam projeto que insere o ‘Estudo do Tropeirismo’ na base diversificada da Rede Municipal

O tropeirismo é uma atividade importante para Itabira, especialmente por ter o título de Capital Mineira do Tropeirismo.

Foi realizada nesta terça-feira (15) a Trigésima Sétima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Itabira. Na Ordem do dia constava 01 projeto de lei, 02 projetos de resolução, confira o resultado:

PRIMEIRA  DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

Por unanimidade dos votos  foi aprovado o PR n. 115/2024 que altera o Anexo II da Resolução nº 3.619, de 2022, de autoria da Mesa Diretora.

SEGUNDA  DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

De autoria do Poder Executivo, foi aprovado pelo plenário o  PL n. 31/2023, que dispõe sobre ‘Estudo do Tropeirismo’ na base diversificada da Rede Municipal. O Projeto visa manter viva a cultura e a história do Tropeirismo através do estudo nas escolas, de forma a desenvolver nos alunos o interesse pela identidade e história do nosso município. 

O Município de Itabira foi reconhecido pelo Estado de Minas Gerais por meio da Lei n. 20.709, de 2013, como a Capital Estadual do Tropeirismo, título engrandecedor culturalmente para a cidade e para o Distrito de Ipoema. O Tropeirismo foi um movimento histórico, uma vez que os desbravadores formavam uma tropa e criavam novas rotas pelas matas, contribuindo para o crescimento de pequenas cidades e fortalecendo a economia da época.

O Projeto de Resolução n. 114/2024 que aprova os Relatórios Contábeis da Câmara Municipal de Itabira, referentes ao mês de agosto de 2024 também foi aprovado.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima Sessão Plenária está convocada para o dia 22 de outubro (terça-feira), às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Itabira.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação