Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Veja punição da Conmebol em casos de racismo como os dos jogos de Atlético e Cruzeiro

Os jogos do Atlético e Cruzeiro na Argentina, contra San Lorenzo e Boca Juniors, pelas oitavas de final da Copa Libertadores e Sul-Americana, foram marcados por incidentes de racismo por parte de torcedores locais contra os visitantes. Isso levanta a questão: qual é a punição que a Conmebol, responsável pelas competições, costuma aplicar em situações como essa?

No dia 13 de agosto, durante a partida no estádio Nuevo Gasómetro, torcedores do Atlético registraram imagens de fãs do San Lorenzo imitando macacos. O mesmo tipo de comportamento racista foi observado nas arquibancadas da Bombonera, dois dias depois, no jogo entre Boca Juniors e Cruzeiro.

A Conmebol segue um procedimento padrão em casos como esses. O Comitê Disciplinar da entidade inicialmente coleta informações sobre o incidente, utilizando relatórios do observador e a súmula do árbitro, se este tiver presenciado os atos. Além disso, a investigação pode incluir fotos e vídeos, incluindo material de redes sociais ou imagens de emissoras que transmitem os jogos.

Após a investigação, a Conmebol determina a punição. Normalmente, a sanção para casos de racismo é uma multa de US$ 120 mil (cerca de R$ 660 mil). Recentemente, essa foi a punição aplicada ao Universitário, do Peru, por atos racistas de seus torcedores contra o Botafogo, em Lima, durante a Libertadores.

Além da multa, a Conmebol costuma exigir que os clubes promovam campanhas de conscientização contra o racismo. Para clubes reincidentes, o valor da multa pode aumentar.

No entanto, essas punições têm sido consideradas brandas por muitos. Clubes e torcedores têm pressionado a Conmebol por medidas mais rigorosas, como jogos com portões fechados para clubes cujos torcedores cometem atos de racismo ou até mesmo a exclusão das equipes dos torneios.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação