Desenvolvimento Única Sites
Tumulto e detenções marcam noite de Carnaval em Itabira
Na madrugada do dia 12 de fevereiro de 2024, a cidade de Itabira vivenciou uma noite de carnaval marcada por tumultos e detenções, envolvendo confrontos entre foliões e a intervenção policial. Dois homens e três mulheres, entre 20 e 32 anos, foram detidos pela Polícia Militar por ameaças, desacato, dano ao patrimônio público e agressão contra as autoridades.

Os fatos ocorreram por volta de 00:50 min na Praça do bairro Pará, onde a festividade carnavalesca estava em andamento. A polícia se deparou com um conflito envolvendo dois homens e três mulheres, todos com suspeita de embriaguez. Apesar das tentativas de advertência verbal, a situação escalou para empurrões e agressões verbais, culminando no lançamento de uma lata de cerveja que atingiu um militar no braço direito.
Para garantir a segurança dos presentes, a polícia utilizou “uso diferenciado da força”, empregando um espargidor de pimenta como “instrumento de menor potencial ofensivo”. Os envolvidos foram dispersos sem prisões. Posteriormente, uma mulher relatou que sua irmã estava passando mal devido aos efeitos do agente químico de pimenta. Segundo informações, durante o atendimento médico, as mulheres desacataram os militares, danificaram equipamentos do SAMU e agrediram os policiais, resultando na necessidade de usar novamente o espargidor de pimenta para dispersar a população.
A Polícia Militar afirmou que a atuação se deu em resposta às agressões sofridas e que cabe a ela delimitar o tamanho, forma e espaço de ação de seu efetivo. Tanto a PM quanto a Prefeitura de Itabira, organizadora do evento, se manifestaram sobre os acontecimentos, destacando a importância de apuração e garantia da segurança nas festividades.
A situação está sob investigação, e a comunidade aguarda esclarecimentos sobre os eventos tumultuados que marcaram a festa de carnaval na cidade.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.