Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Trump assina ordem para posicionar EUA como líder global em criptomoedas

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (23) uma ordem executiva que estabelece um grupo de trabalho dedicado a propor uma nova estrutura regulatória para ativos digitais e explorar a criação de um estoque nacional de criptomoedas. A medida também garante proteção aos serviços bancários para empresas de criptomoedas e proíbe a criação de moedas digitais emitidas por bancos centrais que possam competir com as criptomoedas existentes.

Com essa ação, Trump cumpre sua promessa de campanha de promover os criptoativos e fomentar a adoção de moedas digitais. A abordagem contrasta fortemente com a do presidente Joe Biden, cuja administração adotou medidas mais restritivas contra o setor, incluindo processos contra exchanges como Coinbase, Binance e Kraken, sob a justificativa de proteger consumidores e combater fraudes.

O grupo de trabalho será composto por autoridades de alto escalão, incluindo o secretário do Tesouro, o procurador-geral, e os presidentes da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities. Entre suas funções, o grupo deve desenvolver regulamentações para ativos digitais, como stablecoins, e avaliar a possibilidade de criar um estoque nacional de ativos digitais, incluindo criptomoedas apreendidas legalmente pelo governo.

Além disso, Trump nomeou David Sacks, ex-executivo do PayPal e capitalista de risco, como o responsável pelo grupo, conferindo-lhe o título de “czar” das criptomoedas e da inteligência artificial (IA). A ordem executiva também busca remover barreiras que, segundo Trump, impedem os Estados Unidos de liderar globalmente na área de IA.

Especialistas acreditam que, se implementadas, as diretrizes propostas podem acelerar a adoção de criptomoedas e integrá-las ao mercado convencional, fortalecendo o papel dos Estados Unidos no setor de ativos digitais.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação