Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Transplante com HIV: funcionária do laboratório depõe à Polícia Civil

Jacqueline Iris Bacellar de Assis, funcionária do laboratório PCS Lab Saleme, está prestando depoimento à Polícia Civil nesta terça-feira (15). Ela é acusada de assinar laudos incorretos de exames de HIV que resultaram na infecção de pacientes transplantados no Rio de Janeiro. A polícia confirmou que Jacqueline estava foragida e que a investigação segue em sigilo.

O laboratório informou que Jacqueline apresentou documentação falsa, incluindo um diploma de biomédica e uma carteira profissional, levando o laboratório a acreditar que ela era qualificada para assinar os laudos. Dois doadores tiveram exames de HIV erroneamente classificados como negativos, o que resultou na infecção de seis pacientes que receberam os órgãos transplantados.

Na segunda-feira (14), a polícia prendeu Walter Vieira, um dos sócios do laboratório. Segundo nota do laboratório, Vieira afirmou que houve falha humana na transcrição dos resultados dos exames de HIV.

O PCS Lab Saleme foi interditado pela Vigilância Sanitária com apoio da Anvisa, enquanto as investigações continuam. A Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Ministério da Saúde e a Anvisa estão coordenando ações para esclarecer o incidente, considerado grave e sem precedentes. O Hemorio está conduzindo novos testes para assegurar a segurança dos transplantes.

O laboratório também tinha contratos com a Fundação Saúde, que gerencia unidades estaduais de saúde. A empresa possui sócios que são familiares do deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ), ex-secretário de Saúde. O deputado negou envolvimento na escolha do laboratório. Até o momento, Jacqueline continua em depoimento, segundo seu advogado.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação