Desenvolvimento Única Sites
Titanic voltará a ser visitado: bilionário dos EUA planeja viagem de submersível aos destroços
O investidor imobiliário e bilionário norte-americano Larry Connor anunciou planos de visitar o local dos destroços do Titanic para demonstrar a segurança da viagem, mesmo após a implosão “catastrófica” do submersível Titan, da OceanGate, ocorrida há quase um ano, que resultou na morte de todos os cinco ocupantes.
Connor revelou, em entrevista ao The Wall Street Journal, que fará a viagem acompanhado por Patrick Lahey, cofundador da Triton Submarines e projetista do submersível Triton 4000/2 Abyssal Explorer. A data da expedição ainda não foi definida.
O submersível a ser utilizado na missão é avaliado em US$ 20 milhões, equivalentes a R$ 102,9 milhões. Connor e Lahey irão descer mais de 3.700 metros até o local do naufrágio no Oceano Atlântico. O objetivo é provar que a viagem pode ser segura. “Quero mostrar a todos que, embora o oceano seja extremamente poderoso, ele também pode ser maravilhoso, agradável e transformador se você o aproveitar da maneira correta”, disse Connor ao WSJ.
A tragédia do Titan em 2023 motivou a decisão da dupla. Connor relatou que ligou para Lahey logo após o incidente, solicitando um submersível mais seguro. “Ele disse: ‘Precisamos construir um submersível capaz de mergulhar várias vezes à profundidade dos destroços do Titanic, com segurança, e mostrar ao mundo que é possível fazer isso, e que o Titan era uma engenhoca”, lembrou Connor.
Segundo Connor, Lahey desenvolve o novo submersível há mais de uma década, mas só recentemente os materiais e a tecnologia necessários ficaram disponíveis. “Não poderíamos ter construído este submersível cinco anos atrás”, afirmou.
Caso Titan, da OceanGate
O submersível Titan implodiu em junho de 2023. O anúncio foi feito no dia 22 daquele mês pela OceanGate, que confirmou a morte dos cinco ocupantes minutos antes de uma entrevista coletiva da Marinha americana. O Titan havia submergido quatro dias antes, em 18 de junho.
A Guarda Costeira encontrou cinco grandes partes do Titan. “Primeiro, encontramos a ponteira sem o casco pressurizado. Essa foi a primeira indicação de que houve um evento catastrófico”, explicou o contra-almirante John Mauger na época. Partes do submersível foram encontradas a 3,2 km de profundidade e cerca de 480 metros do Titanic.
Os ocupantes da expedição eram: Stockton Rush, presidente da OceanGate; o bilionário Hamish Harding; Shahzada e Suleman Dawood, empresário paquistanês e seu filho; e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e especialista no naufrágio do Titanic.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.