Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

TCU decide que Lula pode ficar com relógio de ouro presenteado pela Cartier

BRASÍLIA – O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode manter em seu acervo pessoal um relógio de ouro Montre Piaget Altiplano Square, da Cartier. A joia, uma das mais prestigiadas do mundo, foi presenteada pela fabricante durante uma visita de Lula à França em 2005, quando ele estava em seu segundo ano de mandato.

Avaliado em cerca de US$ 17 mil, o relógio é feito de ouro branco de 16 quilates e prata de 750 quilates. A decisão do TCU foi motivada por uma ação apresentada pelo deputado federal Sanderson (PL-RS), que pedia a devolução do presente e sua inclusão no acervo de bens públicos da União.

O tribunal seguiu a recomendação do ministro Jorge Oliveira, que argumentou que, na ausência de regras claras sobre o tratamento de presentes recebidos na época, o relógio não deveria ser devolvido. Essa decisão difere parcialmente da posição do relator Antonio Anastasia, que baseou seu parecer na interpretação de que a regra de devolução de presentes não deveria ser aplicada retroativamente. Ambos os ministros concordam com a não devolução do presente, mas com fundamentos distintos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação