Desenvolvimento Única Sites
Suplente de Nikolas Ferreira perde cadeira na Câmara Municipal de BH, e candidato do Solidariedade assume como vereador
César Augusto Cunha Dias, o César Gordin, do partido Solidariedade, vai assumir a vaga de Uner Augusto de Carvalho Alvarenga (PRTB) na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Suplente de Nikolas Ferreira (PL), Uner perdeu o cargo após irregularidades constatadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A audiência de recontagem dos votos da eleição de 2020 foi feita nesta terça-feira (18/04).
Em decisão de 31 de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu que o PRTB cometeu fraude na cota de gênero, resultando na anulação dos 42.202 votos atribuídos ao partido. Em seguida, os quocientes eleitoral e partidário foram recalculados.
Pelas redes socias, César Gordin informou que o “grito da vitória” estava entalado desde 2020. Ele também agradeceu os 4.744 votos que recebeu.
Relembre
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apresentou ação contra o PRTB alegando fraude à cota de gênero nas eleições 2020. O Juízo Eleitoral, assim como o TRE-MG, ao apreciarem o caso, entenderam não ter havido a fraude alegada.
Houve recurso ao TSE, que acolheu o pedido. O entendimento é que houve apresentação de candidatas somente para atender a cota mínima de 30% exigida pela legislação. As concorrentes tiveram votação zerada, ausência de gastos eleitorais e a não realização de campanhas próprias.
A decisão foi no sentido de cassar todos os candidatos do PRTB que concorreram ao cargo de vereador, declarando a nulidade dos votos obtidos pelo partido e pelos candidatos, com recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, dentre outras sanções.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.