Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

STF pode retomar julgamento de recursos sobre revisão da vida toda

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode retomar nas próximas semanas o julgamento de dois recursos que questionam a decisão da Corte sobre a revisão da vida toda das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta quarta-feira (4), o ministro Alexandre de Moraes decidiu cancelar o pedido de destaque feito no mês passado, que pedia a suspensão do julgamento virtual e a realização da deliberação no plenário físico.

Com a decisão, os processos deverão ser incluídos nas próximas sessões de julgamentos virtuais, com a data ainda a ser definida pelo tribunal.

Antes da suspensão, quatro ministros haviam se manifestado pela rejeição dos recursos apresentados pelo Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). O relator, ministro Nunes Marques, além de Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia, votaram contra os recursos.

As entidades argumentaram que a revisão deveria ser garantida para aqueles com processos em andamento na Justiça, já que instâncias inferiores haviam concedido esse direito. Em março deste ano, o Supremo decidiu que os aposentados não têm a opção de escolher a regra mais favorável para o recálculo do benefício, com um placar de 7 votos a 4. Essa decisão anulou uma deliberação anterior da Corte que favorecia a revisão da vida toda.

A mudança ocorreu porque os ministros avaliaram ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), ao invés de revisar o recurso extraordinário que havia concedido o direito à revisão. A maioria dos ministros considerou que as regras previdenciárias de 1999 são obrigatórias e não podem ser opcionalmente escolhidas pelos aposentados para um cálculo mais benéfico.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação