Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

STF – Piso salarial da enfermagem vai a julgamento na sexta-feira

A decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso a respeito da suspensão do piso salarial da enfermagem será julgado em plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir da próxima sexta-feira (09/09). O julgamento, no entanto, pode se alongar por uma semana, isto é, até o dia 16 de setembro. Vale ressaltar que o aumento foi vetado pela Suprema Corte um dia antes de passar a valer oficialmente.

Na decisão, Barroso atendeu a um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). A entidade argumenta que o reajuste é insustentável e que a lei não prevê de onde viriam os recursos.

Entre os motivos para deferir a suspensão, Barroso alega ainda que “não poderia lavar as mãos diante de uma crise”, visto que, segundo ele, as entidades de saúde “falam em demissão em massa”. Além do veto, o ministro ainda deu 60 dias para que estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades de saúde informem o impacto financeiro para os atendimentos em razão da implementação do piso.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o piso da enfermagem em 4 de agosto, em cerimônia no Palácio do Planalto. A lei estabelece piso salarial que varia de R$ 2.375,00 a R$ 4.750,00 para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação