Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Secretarias de Saúde e Agricultura têm novos titulares em Itabira

Engenheiro agrônomo Rupert Freitas e a médica Clarissa Santos Lages terão suas nomeações publicadas nesta sexta-feira (8), no Diário Oficial do Município

As secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e de Saúde (SMS) terão novos titulares em Itabira. O engenheiro agrônomo Rupert Barros de Freitas e a médica Clarissa Santos Lages assumem as pastas em substituição a Mauro Lúcio Ferreira e Luciana Carmem Sampaio. As nomeações serão publicadas nesta sexta-feira (08/04), no Diário Oficial do Município.

Rupert Barros é formado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e tem mestrado e doutorado em Engenharia Agronômica, na área de Fisiologia Vegetal. É membro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). Trabalhou na Bayer S/A, foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas) e implantou e coordenou o curso superior de Tecnologia e Gestão Ambiental no Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Em Itabira, Rupert tem sua vida profissional ligada à Funcesi, onde coordenou os cursos de pós-graduação em Planejamento e Gestão Ambiental, o MBA Empresarial/ Núcleo de Gestão Ambiental e os cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Foi ainda professor titular e membro do Conselho Curador da universidade. Além disso, foi diretor acadêmico e participou do Conselho Superior da Faculdade de Desenvolvimento das Ciências e Humanidades (Fadech).

Já Clarissa Santos graduou-se em Medicina pela Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (Faseh), com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH). É especialista em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade, por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS)/Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); e mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem vasta experiência em assistência e gestão da Atenção Primária à Saúde e em programas de Saúde Mental, Álcool e Drogas.

Na carreira docente, Clarissa coordena o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da PUC/Contagem e é professora de medicina da PUC/Minas. Já atuou como professora convidada da Faculdade de Medicina da UFMG (2019), coordenadora clínica da Atenção Primária à Saúde da cidade de Santa Luzia, e como referência técnica em Saúde da Mulher e Infecções Sexualmente Transmissíveis na SMSA-BH. Recentemente, foi supervisora do Programa Mais Médicos Para o Brasil, em regiões de difícil acesso na Amazônia, além de atuar como preceptora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Metropolitano Odilon Behrens.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação