Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Risco: Barragem de Mineradora sobe para nível 3 de emergência

A barragem da Mina de Serra Azul, da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, subiu para nível 3 de emergência, o que indica risco iminente de rompimento, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM).

A barragem armazena 5,028 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro e está desativada desde 2012. A estrutura foi alteada a montante, como as que romperam em Mariana, na Região Central do estado, em 2015, e em Brumadinho, na Grande BH, em 2019

De acordo com a classificação de barragens da ANM, existem pessoas ocupando permanentemente a área afetada a jusante da estrutura, e vidas humanas poderiam ser atingidas em caso de ruptura.

Em 2019, famílias foram obrigadas a sair de casa em Itatiaiuçu por causa do risco de rompimento da barragem. Em dezembro do ano passado, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabeleceu multa de R$ 1 milhão contra a ArcelorMittal por causa do atraso na construção de uma estrutura de contenção perto da barragem.

Atualmente, além da barragem da ArcelorMittal, três estruturas estão em nível 3 de emergência em Minas Gerais, todas da Vale: Sul Superior (Barão de Cocais), B3/B4 (Nova Lima) e Forquilha III (Ouro Preto).

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação