Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Reforma tributária deve ser votada hoje na CCJ do Senado

A PEC da reforma tributária é o primeiro item da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (16). Esta será mais uma tentativa de votação da proposta no Congresso. O tema é discutido pelo Legislativo desde a década de 1990, mas nunca houve consenso.

O texto foi lido no colegiado pelo relator, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), em fevereiro, quando foi dado um pedido de vista para que outros senadores pudessem analisá-lo.

A PEC prevê a criação de um IVA (Imposto sobre Valor Agregado), dividido em dois tributos. Um deles é a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), federal, que unifica o PIS e a Cofins. O outro é o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a ser distribuído entre estados e municípios. Ele substituiria o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto Sobre Serviços).

Segundo o relatório, haveria um período de 40 anos de transição entre o atual sistema tributário e o que é desenhado pela PEC. Esse período será dividido em duas etapas, de 20 anos cada. 

Na primeira fase, a distribuição dos IBS entre os estados será feita de forma que cada unidade da federação mantenha o valor de sua receita atual, corrigida pela inflação. Na segunda etapa, haverá uma redução progressiva, resultando em uma distribuição integral pelo destino ao fim do período.

Também é instituído pela PEC um Imposto Seletivo, que incide sobre cigarros e outros produtos do fumo e sobre bebidas alcoólicas.

Caso seja aprovado pela CCJ, o texto fica apto a ser votado pelo plenário do Senado. Se também passar por esta etapa, ele inicia a tramitação na Câmara dos Deputados.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação