Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Programa Aprendiz Social forma a primeira turma em curso de capacitação

Ao todo, 34 jovens concluíram o Curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos

O programa Aprendiz Social formou a primeira turma de jovens, com idades entre 14 e 21 anos, nesta segunda-feira (14). A cerimônia de formatura foi marcada por grande expectativa e agradecimento pelo aprendizado durante um ano de curso. A formação oferece aos jovens em situação de vulnerabilidade social, um incentivo para o primeiro emprego. Durante o curso, os adolescentes tiveram a oportunidade de aliar o conhecimento teórico à prática em serviços administrativos. Os estudantes encerraram um ciclo marcado pela capacitação, compromisso e dedicação.

O vice-prefeito Marco Antônio Gomes representou o Chefe do Executivo na solenidade de formatura e reforçou a importância do programa na capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. “Agora, passado o período de aprendizagem, esses jovens têm uma perspectiva de trabalho e podem sonhar com um amanhã melhor”, disse o vice-prefeito.

O curso de auxiliar em administração é ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com a proposta de formar profissionais integrados com valores e competências. Durante um ano, os jovens alternaram aulas teóricas com o trabalho prático nas diversas secretarias da Prefeitura de Itabira. Os estudantes ainda tiveram a carteira assinada, para muitos como o primeiro emprego, com bolsa auxílio de meio salário-mínimo e vale-transporte.

Para a secretária municipal de Assistência Social, o programa conquistou um grande alcance. Hoje o curso conta com 89 jovens aprendizes e uma nova turma, com mais 40 estudantes, já tem previsão de começar os estudos em 2024. “Foram 40 jovens inseridos em setembro de 2022 e agora, 12 meses depois, temos 34 que concluíram todo o processo e estão aqui hoje para comemorar esta caminhada, podendo contar com a primeira experiência formal, comprovada na carteira de trabalho”, celebra a secretária Nélia Cunha.

Vários alunos foram homenageados pela atuação no curso, compromisso e frequência. Geovana Pena, foi uma das alunas destaque. Ela contou que ficou muito feliz em participar do curso, que aprendeu muito e ainda teve a oportunidade de ter o seu primeiro emprego. “O que eu mais tive no curso foi aprendizado. Eu espero continuar estudando e um dia poder fazer um concurso e conseguir entrar para o mercado de trabalho”, relata Geovana.

O processo de seleção dos jovens aprendizes é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Os participantes são jovens em situação de vulnerabilidade social, cadastrados no Cadúnico e são encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação