Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Presídio de Itambacuri inaugura fábrica de uniformes 

Galpão de trabalho foi construído com mão de obra de presos; recursos são originários do Ministério Público e do TJMG 

Uma nova frente de trabalho para os presos de Minas Gerais foi inaugurada nesta sexta-feira (24/3), no Presídio de Itambacuri, na região do Vale do Mucuri. 

Trata-se de um galpão de costura de 190 metros quadrados, no qual 25 presos irão produzir bermudas, calças e camisetas dos uniformes dos detentos que cumprem pena nas unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). No local, já estão instaladas 16 máquinas e as atividades começam na próxima semana. 

A construção da fábrica durou cerca de três meses e contou com a mão de obra de oito presos, que desempenharam todas as funções necessárias, como pedreiro, pintor, eletricista e serralheiro. O investimento foi de aproximadamente R$ 130 mil, provenientes de verba pecuniária, liberada pelo Ministério Público de Minas Gerais e Tribunal de Justiça do Estado. 

Para o diretor-geral do Depen-MG, Rodrigo Machado, a inauguração no Presídio de Itambacuri é mais um exemplo de como a Polícia Penal investe e acredita na ressocialização dos custodiados. “É extremamente importante oferecer capacitação profissional. Os resultados são rápidos e visíveis, para os presos, seus familiares e para a sociedade”. 

Todos os presos que trabalharam na obra e os que vão atuar na fábrica passaram por avaliação da Comissão Técnica de Classificação (CTC), grupo multidisciplinar, formado por profissionais das áreas da saúde, social, jurídica e segurança, que avalia e seleciona presos para as atividades laborais. 

Compromisso social 

Sejusp / Divulgação

A cerca de 30 quilômetros de Itambacuri, na Penitenciária de Teófilo Otoni, funcionará, em breve, uma fábrica de absorventes higiênicos. Quatro presos estão sendo treinados e a produção será destinada para mulheres em situação de vulnerabilidade social da região.

A produção faz parte do projeto intitulado Liberdade em Ciclos, que é realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio de parceria entre o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e a Loteria Mineira. A ideia surgiu após o grande sucesso da produção de máscaras durante a pandemia, idealizada pelo diretor-geral do Depen e pelo diretor de Trabalho e Produção, Paulo Duarte. 

“A futura fábrica do projeto Liberdade em Ciclos, na Penitenciária de Teófilo Otoni, representa a continuidade dos trabalhos da Polícia Penal de Minas Gerais pelo fortalecimento da instituição e das ações de humanização do sistema prisional. Estas atividades, que vão além das muralhas das unidades prisionais, reforçam o compromisso do Depen-MG em trabalhar para a promoção de benefícios e retornos para a sociedade”, explica o diretor-geral. 

Dignidade menstrual 

O governador Romeu Zema assinou, em 8/3, decreto que regulamenta a Lei 23.904, que trata sobre dignidade menstrual e determina o acesso a absorventes higiênicos em Minas Gerais para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A assinatura foi na Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte. 

As ações desenvolvidas para o alcance dos objetivos do decreto serão promovidas pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Educação (SEE) e Saúde (SES).  

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação