Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Prefeitura solicita demolição de casarão em risco de desabamento no Centro de Itabira

A Prefeitura de Itabira entrou com um pedido na Justiça para demolir o casarão número 194, na rua Tiradentes, no Centro da cidade. O imóvel fica em uma área histórica, ao lado do Banco do Brasil, e corre o risco de desabar por causa de uma obra irregular de movimentação de terra em um terreno próximo, na avenida Daniel Jardim de Grisolia. Essa obra foi feita sem autorização e está interditada desde janeiro de 2024.

O pedido da prefeitura se baseia em três laudos técnicos feitos por diferentes órgãos, incluindo o Ministério Público de Minas Gerais e a Defesa Civil, que confirmam o perigo de desabamento e o estado crítico do casarão.

“A demolição controlada é a solução mais segura para evitar danos aos imóveis vizinhos e proteger lojistas, moradores e pedestres”, informou a prefeitura em nota oficial. Além disso, o governo municipal já planeja desapropriar o terreno para impedir usos futuros que não respeitem as regras do Centro Histórico.

Desmoronamento causa nova evacuação

Na segunda-feira, parte das paredes do casarão desmoronou, o que levou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros a evacuarem novamente os moradores e lojistas do prédio vizinho. Por segurança, a Transita interditou mais uma vez o trecho da avenida Daniel Jardim de Grisolia, entre a antiga agência da Caixa Econômica e a praça Nico Rosa.

Entenda o caso

Tudo começou em janeiro do ano passado, quando uma obra irregular de desaterro ameaçou a estrutura da então agência da Caixa e outros imóveis próximos. O lote foi interditado pela prefeitura, e as duas agências bancárias também tiveram que suspender suas atividades.

A Caixa Econômica mudou de endereço e agora funciona na rua Sizenando de Barros. Já o Banco do Brasil, após garantir a segurança do prédio, retomou o atendimento, mas está preparando uma nova agência na avenida Carlos Drummond de Andrade.

Com as fortes chuvas recentes, o risco aumentou. O terreno voltou a deslizar, deixando o casarão na rua Tiradentes ainda mais próximo do colapso. Por isso, o Banco do Brasil foi novamente interditado, assim como o prédio vizinho com lojas e apartamentos.

Agora, a cidade aguarda uma decisão da Justiça sobre a demolição para garantir a segurança de todos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação