Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Prefeitura oficializa doação de terreno para radioterapia do HNSD

Em contrapartida, servidores municipais de Saúde serão capacitados pelos profissionais do hospital

O prefeito Marco Antônio Lage oficializou, na tarde desta terça-feira (20), em seu gabinete, a doação da área de expansão da radioterapia para a Irmandade Nossa Senhora das Dores (INSD), mantenedora do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Presentes na solenidade, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes; o provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna e a escrivã Imaculada Maria Ribeiro França, do Tabelionato do 2º Ofício de Notas de Itabira. A doação compreende uma área de 7.385,51m², localizada na rua Frida de Alvarenga Guerra, na Vila Nações Unidas.

De acordo com a escritura de doação, atendendo aos termos da Lei Municipal nº 5.183, a transferência é feita mediante as cláusulas de impenhorabilidade, incomunicabilidade e intransmissibilidade, tendo como contrapartida da Irmandade oferecer treinamento para os servidores da área técnica de saúde nas atenções primária e secundária, que deverão ser ministrados por profissionais capacitados do HNSD, com foco nos processos assistenciais e sob demanda da Secretaria Municipal de Saúde.

Para o provedor do HNSD, Márcio Labruna, o momento é muito importante para a história da instituição, que vai completar 164 anos, bem como para o desenvolvimento da Saúde de Itabira. “Estamos resolvendo um problema sério, que é a regularização dos terrenos, uma parte doação da Prefeitura, justamente na área onde estamos construindo uma das principais obras da área de Saúde do município, que é a radioterapia. Então, é mais uma vitória importante do município para a continuidade do nosso desenvolvimento”, ressaltou.

O prefeito Marco Antônio Lage frisou a importância do HNSD e os desafios da instituição. “O tempo passa e os desafios vão aumentando e os desafios do hospital [Nossa Senhora das Dores] sempre foram grandiosos. E eu acho que não temos mais tempo para esperar. Esses simplórios jurídicos burocráticos que envolvem o setor público precisam ganhar velocidade, sobretudo a partir de agora que nós vislumbramos um crescimento ainda maior”, destacou. O prefeito ainda ressaltou a possibilidade de Itabira se tornar um macropolo de Saúde em Minas Gerais. “Isso significa que passaremos a ser responsáveis por uma população de 900 ou um milhão de pessoas, e é lógico que contamos com o HNSD para essa expansão”, concluiu.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação