Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Prefeito é preso antes da posse por ligação com Comando Vermelho, e filho assume cargo

O prefeito reeleito de Santa Quitéria (CE), José Braga Barrozo (PSB), conhecido como Braguinha, foi preso pela Polícia Federal e pela Polícia Civil do Ceará nesta quarta-feira (1º), pouco antes de tomar posse para seu segundo mandato. Ele é acusado de envolvimento com o Comando Vermelho (CV) durante sua campanha eleitoral em 2024.

De acordo com as investigações, integrantes da facção teriam intimidado eleitores e adversários políticos, além de organizar compra de votos para favorecer Braguinha. Em troca, servidores da prefeitura teriam entregue uma picape Mitsubishi Eclipse Cross a Anastácio Paiva Pereira, conhecido como Doze ou Paizão, apontado como líder do CV no Ceará.

O vice-prefeito eleito, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (Progressistas), também está sendo investigado no mesmo processo e foi impedido de tomar posse. Com isso, a prefeitura foi assumida pelo vereador Joel Barroso, filho de Braguinha, que foi eleito presidente da Câmara Municipal no mesmo dia.

Braguinha foi reeleito em 2024 com 41,01% dos votos válidos, enquanto o segundo colocado, Tomás Figueiredo (PSDB), obteve 29,44%. O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a cassação de Braguinha e do vice, além da inelegibilidade de ambos por oito anos.

Histórico de irregularidades
Braguinha já havia sido afastado do cargo em abril de 2023, acusado de irregularidades em contratos de limpeza pública e abastecimento de veículos. Ele retornou ao cargo em fevereiro de 2024 após o arquivamento do processo na Câmara Municipal.

Se confirmada a cassação desta vez, devido às acusações de envolvimento com o Comando Vermelho, Santa Quitéria poderá enfrentar uma nova eleição. Em nota, Braguinha negou as acusações, afirmando que são “alegações infundadas” de adversários políticos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação