Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Prefeito de BH, Fuad tem parada cardíaca, respira por aparelhos e estado é grave

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira (25 de março) e seu estado de saúde é considerado muito grave. Segundo o boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (26), ele foi reanimado, mas apresentou choque cardiogênico, necessitando do uso de medicamentos potentes para manter a circulação.

Atualmente, Fuad está respirando com a ajuda de aparelhos e enfrentando insuficiência renal aguda. O boletim foi assinado pelos médicos Enaldo Melo de Lima, do Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei de Saúde, e Anselmo Dornas Moura, coordenador da UTI do hospital.

Histórico de internações

O quadro de saúde do prefeito se agravou desde sua internação inicial em janeiro. Desde julho de 2024, Fuad trata um linfoma e decidiu seguir com sua campanha de reeleição enquanto realizava o tratamento. Em 1º de janeiro, tomou posse para seu segundo mandato, mas participou apenas por vídeo, já visivelmente debilitado. Poucos dias depois, em 3 de janeiro, voltou ao hospital para tratar uma pneumonia.

Durante sua internação, passou por uma traqueostomia e permaneceu na UTI até 29 de janeiro. Após a alta, iniciou um processo de recuperação, tirando licenças curtas de 15 dias. Inicialmente, a prefeitura divulgava boletins diários sobre seu estado de saúde, mas a frequência das atualizações diminuiu ao longo do tempo. Desde março, os relatórios médicos são divulgados apenas às segundas-feiras.

Falta de informações gera críticas

A escassez de informações sobre a real condição do prefeito tem gerado insatisfação na esfera política. A vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo) afirmou recentemente que nem os vereadores têm detalhes claros sobre seu estado de saúde. O presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos), também cobrou mais transparência da prefeitura sobre o afastamento de Fuad Noman.

Enquanto isso, a administração municipal segue sendo comandada interinamente pelo vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), que tem recebido informações apenas por meio da imprensa e da esposa de Fuad, Mônica.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação