Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Portal do Simples Nacional está aberto para adesão ou retorno ao regime

Contribuintes interessados em aderir ou retornar ao Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para realizar a solicitação através do portal oficial.

A Receita Federal reforça que a oportunidade também se estende aos excluídos do regime em 2024, incluindo aqueles que não regularizaram débitos apontados nos Termos de Exclusão enviados entre 30 de setembro e 4 de outubro. Mais de 1,8 milhão de contribuintes que quitaram pendências dentro do prazo permanecerão automaticamente no regime, sem necessidade de renovar a adesão.

Por outro lado, cerca de 1,5 milhão de contribuintes que não resolveram suas situações foram excluídos do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro. Essas empresas podem regularizar os débitos por meio de parcelamento ou transações e, em seguida, solicitar o reingresso.

Como consultar sua situação no Simples Nacional

Para verificar se estão no regime, os contribuintes podem acessar a aba “Consulta Optantes” no portal. É importante que o CNPJ esteja regularizado com as administrações tributárias da União, estados, Distrito Federal e municípios para que a adesão seja aceita.

Atualmente, o Simples Nacional contempla 23,4 milhões de contribuintes, sendo 16 milhões microempreendedores individuais (MEI). A Receita Federal estima que cerca de 1,2 milhão de novos pedidos sejam feitos até o fim do prazo, em linha com os registros de anos anteriores.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação