Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Polícia Federal prende mais de 30 candidatos em 10 estados

A Polícia Federal (PF) prendeu, até esta sexta-feira (20), 31 candidatos que participam das eleições municipais deste ano e que tinham mandados de prisão em aberto. As prisões ocorreram em dez estados, e os mandados incluem crimes como homicídio, estupro, tráfico de drogas, corrupção e não pagamento de pensão alimentícia.

Apesar da legislação permitir que pessoas com mandado de prisão em aberto concorram a cargos eletivos, elas podem ser presas se forem localizadas, desde que não tenham sido condenadas por um tribunal colegiado ou em decisão definitiva. A partir deste sábado (21), porém, os candidatos não poderão ser detidos ou presos, exceto em casos de flagrante delito.

A imunidade temporária é garantida pelo Parágrafo 1º do Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), que impede a prisão de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno, marcado para 6 de outubro.

Eleições 2024

Neste ano, as eleições municipais acontecem em 5.569 municípios, com 463 mil candidatos disputando cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Ao todo, serão eleitos 5.569 prefeitos, 5.569 vice-prefeitos e 58.444 vereadores. O Brasil tem 155,9 milhões de eleitores aptos a votar, mas quem reside no exterior não é obrigado a participar das eleições municipais.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação