Desenvolvimento Única Sites
PF mira suspeitos de invadir sistema de pagamentos do governo federal em Minas e mais 4 estados
Nesta quarta-feira (21), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal como parte da operação “Gold Digger”. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas, que invadiu o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável pelos pagamentos do governo federal.
De acordo com a PF, a investigação foi iniciada após a identificação de desvios de recursos públicos por meio de pagamentos indevidos. O esquema criminoso envolvia acessos não autorizados ao Siafi utilizando credenciais falsas, resultando em furtos estimados em R$ 15 milhões até o momento. Além disso, foram detectadas tentativas de desvio de mais de R$ 50 milhões.
A organização criminosa empregava técnicas avançadas de invasão cibernética, como campanhas de phishing, onde mensagens SMS com links maliciosos eram enviadas para capturar dados das vítimas. Também faziam uso de certificados digitais fraudulentos para acessar contas e autorizar os pagamentos ilegais. Para movimentar os valores desviados, os criminosos utilizavam contas de “laranjas”, cujos rastros eram ocultados através de instituições de pagamento e exchanges, empresas que atuam como corretoras de criptoativos.
Os envolvidos na operação poderão ser indiciados por crimes de invasão de dispositivo informático, furto qualificado mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O nome da operação, “Gold Digger”, faz referência ao termo em inglês que significa “escavador de ouro” ou “minerador”, mas que também é utilizado de forma pejorativa para descrever pessoas que buscam vantagens financeiras em detrimento de outras.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.