Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

PF investiga fraude na Previdência Social em Itambé do Mato Dentro e outras cidades

Quadrilha forjava documentos com certidões, carteiras de identidade e comprovantes de residência para criar pessoas fictícias


Um grupo suspeito de fraudar a Previdência Social em Minas Gerais está na mira da Polícia Federal (PF). Deflagrada nesta quarta-feira (23), a operação Fraude Dupla cumpre mandados de busca e apreensão em três municípios mineiros, sendo dois em Vespasiano, um em Ribeirão das Neves, ambas na Região Metropolitana, e outro em Itambé do Mato Dentro, na área Central. 

Criação de pessoas fictícias, falsificação de certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência. Esses eram os principais serviços oferecidos pela quadrilha que operava no INSS. Os prejuízos à União calculados pelos policiais federais já ultrapassam os R$ 2.7 milhões.

Segundo a PF, as fraudes envolveram a concessão de pelo menos 16 benefícios previdenciários. Dentre eles estão: amparo ao idoso de baixa renda, pensão por morte, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria por idade. Nas investigações, a polícia descobriu, ainda, outros integrantes do esquema. 

Penalidade

Os envolvidos responderão por crimes de estelionato qualificado e associação criminosa. As penas, somadas, podem chegar a nove anos e sete meses de reclusão. 

Fraude Dupla

O nome da operação fala sobre o modo de trabalhar da quadrilha. Em algumas situações, os benefícios foram fraudados duas vezes. Por exemplo, um pagamento que havia sido suspenso por prova de vida era reativado com a inserção de documentos e fotos falsas.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação