Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

PF faz operação em Minas e outros 6 estados contra tráfico internacional de drogas

Nesta terça-feira (2), a Polícia Federal (PF) lançou a operação “Terra Fértil” em Minas Gerais e outros seis estados, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas. As autoridades estimam que o grupo movimentou ilegalmente mais de R$ 5 bilhões ao longo de pouco mais de cinco anos.

Ação Coordenada

Cerca de 280 agentes da PF estão cumprindo nove mandados de prisão preventiva e 80 mandados de busca e apreensão, além de executar medidas cautelares como o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias. As ordens foram emitidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Comarca de Belo Horizonte.

Complexidade da Organização

De acordo com a PF, as investigações revelaram uma estrutura complexa criada pelo grupo criminoso, que incluía uma grande rede de indivíduos interconectados, alguns com ligação a facções criminosas conhecidas. “Um narcotraficante internacional e pessoas físicas e jurídicas associadas a ele faziam parte de uma rede que cometia diversos delitos, visando principalmente ocultar e dissimular o patrimônio proveniente da prática de inúmeros crimes, dentre os quais o tráfico internacional de drogas”, afirmou a PF em nota.

Envio de Drogas e Lavagem de Dinheiro

O principal suspeito, já investigado anteriormente, é acusado de enviar cocaína para diversos países da América do Sul e Central, com destaque para os cartéis mexicanos. Durante as investigações, a PF descobriu que os envolvidos criavam empresas de fachada, sem registro de empregados no sistema CAGED. Essas empresas adquiriram imóveis e veículos de luxo para terceiros e movimentavam grandes quantias de dinheiro, incompatíveis com seu capital social.

Perfis dos Envolvidos

Os sócios das empresas investigadas, em sua maioria, não possuíam vínculos empregatícios há anos, e alguns até receberam auxílio emergencial. Além disso, a PF constatou que algumas dessas empresas realizavam transações com companhias do ramo de criptomoedas e outras atividades não relacionadas aos seus negócios, sugerindo que esses investimentos eram usados para mascarar a origem ilícita dos valores.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação