Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

PF faz nova operação para apurar fraude em cartões de vacinação de Bolsonaro e aliados

A Polícia Federal (PF) iniciou a segunda fase da Operação Venire para investigar fraudes na inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde. Entre os investigados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-prefeito de Duque de Caxias e atual secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Washington Reis, e a secretária de Saúde de Duque de Caxias, Célia Serrano da Silva.

A operação busca identificar novos beneficiários do esquema fraudulento. Na primeira fase, realizada em março, a PF apontou que servidores públicos de Duque de Caxias registraram dados falsos de vacinação de Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid, e seus familiares. Bolsonaro e outras 16 pessoas foram indiciados por falsificação de certificados de vacinação.

A investigação revelou que informações falsas de vacinação foram inseridas nos sistemas do Ministério da Saúde para obter certificados de imunização, mesmo sem a aplicação das doses. A PF identificou que os registros falsos foram feitos a partir de endereços de IP do Palácio do Planalto, pouco antes da viagem de Bolsonaro para Orlando, nos Estados Unidos, em dezembro de 2022.

Entre os indiciados, além de Bolsonaro e Mauro Cid, estão políticos, militares e servidores públicos. A PF concluiu que os documentos de imunização falsos foram emitidos para diversas pessoas próximas a Bolsonaro, utilizando registros de vacinação inexistentes em Duque de Caxias e São Paulo.

Bolsonaro negou as acusações, afirmando que nunca se vacinou contra a Covid-19 e que não houve adulteração nos registros de saúde dele e de sua filha.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação