Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

PF deflagra operação e prende três por fraude no INSS em cidades de Minas

Eles agiam falsificando certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovante de residência para criar pessoas fictícias e conseguir os benefícios

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (12) uma operação contra fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) nas cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo, Jaguaruçu e Belo Oriente, na região do Vale do Aço de Minas Gerais. 

Três pessoas foram presas e foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão contra o grupo criminoso. Eles agiam falsificando certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovante de residência para criar pessoas fictícias e conseguir os benefícios. 

“Laudos de biometria forense elaborados por policiais federais permitiram a identificação destas pessoas fictícias.  As fraudes, com utilização de documentação falsificada, envolviam a concessão de benefícios previdenciários, sendo a maioria de amparo ao idoso de baixa renda, e o procedimento de “prova de vida”, que era realizado pelos próprios investigados”, informou a PF. 

Outros integrantes do grupo foram identificados e serão qualificados por associação criminosa e crime de estelionato qualificado. A pena pode variar de 2 a 9 anos de prisão. 

O prejuízo para a União por causa da fraude chegou a R$ 11 milhões e 700 mil. O grupo poderia dar um prejuízo de mais de R$ 8 milhões de não tivessem sido descobertos.

Fonte: OTEMPO

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação