Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

PCMG promove Ciclo de Palestras para alunos do curso de formação

Teve início nesta terça-feira (3/10) o Ciclo de Palestras da Academia de Polícia Civil (Adepol-MG) 2023. Ao longo de cinco dias, os novos integrantes da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) que passam pelo Curso de Formação Técnico-Profissional (CFTP) acompanharão apresentações, palestras e exposições de diversas temáticas com especialistas de dentro e fora da instituição.

Na abertura do evento, que ocorreu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Belo Horizonte, os alunos da Acadepol tiveram contato com a alta administração da PCMG e foram apresentados ao Conselho Superior de Polícia Civil (CSPC).

Na oportunidade, a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, bem como os demais membros do Conselho, ressaltaram a importância do Ciclo de Palestras para a instrução dos servidores em formação e, por consequência, para a potencialização da segurança pública mineira. “A qualificação de nosso quadro pessoal é um projeto para uma Polícia Civil cada vez mais fortalecida, melhor preparada para o combate à criminalidade e maior efetividade quanto a nossas entregas às mineiras e aos mineiros”, destacou.

Mediação e desafios

A fala dos conselheiros da Polícia Civil foi seguida pela palestra “Mediação Aplicada ao Modelo de Gestão Policial”, apresentada pelo delegado da PCMG Anderson Alcântara. O policial inicialmente realizou uma contextualização histórica dos modelos que originaram o padrão adotado, incluindo em outros países, bem como o amadurecimento dessa aplicação com base na teoria do Direito Penal.

“Nesse processo de transformação, a polícia que antes era uma instituição excessivamente do sistema de Justiça Criminal ganha contornos para se transformar numa instituição voltada para o controle social e que pode usar a força quando necessário”, expôs Alcântara.

Fechando as atividades da manhã, Luis Felipe Zilli, da Fundação João Pinheiro, apresentou o painel “Organizações Policiais e Democracia no Brasil: Desafios”. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Segurança Pública, Zilli explicou sobre a Constituição Nacional e a estruturação da segurança no país, assim como a organização das forças policiais no conjunto da dinâmica social.

“Ainda persiste a fragmentação no campo das organizações policiais e este é um grande desafio para o que de fato entendemos como segurança pública. Portanto, pensarmos conjuntamente sobre essas barreiras nos conduzirá para tomarmos melhores decisões dentro de cada instituição”, defendeu o pesquisador.

Ética

No período da tarde, a PCMG recebeu o vice-governador de Minas, professor Mateus, para uma palestra versando sobre a “Integridade na Administração Pública”. Mateus Simões refletiu com os policiais sobre a visão de uma carreira pública e o que significa a ética profissional enquanto servidor.

“A própria natureza de um concurso público tão difícil quando o da Polícia Civil já nos faria pensar que o Estado já garantiu os melhores profissionais em cada carreira. Porém, poucos de vocês devem ter a noção exata do que será uma vida como policial nos próximos anos”, disse. “E com certeza é um caminho em que vocês acabam doando um pedaço grande de suas vidas para garantir a integridade dos outros. Por isso, refletir sobre a própria integridade, também moral, é essencial”, destacou.

Finalizando a programação, os promotores de Justiça Marcos Paulo, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrim), Claudio Maia (promotor do Júri) e Mauro Ellovich (promotor de Crimes Cibernéticos) comentaram, conjuntamente, das ações de integração institucional com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Outras atividades

O Ciclo de Palestras Acadepol 2023 ocorre até a próxima segunda-feira (9/10), reunindo, ao todo, quase 50 palestrantes. Acompanhe as novidades do evento nas redes sociais da PCMG!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação