Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

PCMG deflagra operação no combate à violência doméstica

essa quinta-feira (31/8), marcando o encerramento do mês de agosto lilás, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu com uma operação focada no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e meninas. A ação, realizada pelo Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), se insere no contexto da campanha nacional “Shamar”, uma iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater a violência contra a mulher.

Nessa quinta-feira (31/8), a chefe do Defam, delegada-geral Carolina Bechelany, fez um balanço das ações realizadas durante o mês de agosto e ressaltou a continuidade do compromisso da Polícia Civil com o enfrentamento dessa problemática. “Ao longo de todo o mês de agosto, as equipes de polícia, não apenas em Minas Gerais, mas também em âmbito federal, empreenderam esforços preventivos e repressivos para combater a violência doméstica e familiar dirigida a mulheres e meninas”, afirmou.

Concomitantemente à operação, que marca o encerramento da campanha Agosto Lilás, a delegada afirmou que Polícia Civil atua de forma também constante, independentemente do mês ou da data. A delegada Carolina enfatizou que a segurança e proteção das vítimas é uma missão perene, e que embora as operações tenham datas emblemáticas, a atuação não cessa após esses momentos.

Já a chefe da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (DOPCAD), delegada Danúbia Quadros, salientou a abrangência da operação, que não se limita apenas à repressão, mas inclui também ações positivas de conscientização. “Durante o mês, equipes foram dedicadas a informar as mulheres sobre seus direitos e as medidas protetivas disponíveis, incentivando-as a denunciar e romper o ciclo de violência. Essas medidas são vitais para empoderar as vítimas e criar uma rede de apoio robusta”, defendeu.

Durante a quinta-feira (31/8), 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, juntamente com dois mandados de prisão. A delegada Danúbia destacou que, ao longo do mês de agosto, um total de 36 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão foram executados, todos eles vinculados a casos de violência doméstica e familiar. “Esses números indicam um esforço significativo por parte da Polícia Civil em proteger as vítimas e responsabilizar os agressores”, completou.

A delegada Renata Ribeiro, chefe da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (DEMID), destacou que a operação não apenas abrange mulheres, mas também meninas, que muitas vezes são vítimas de violência doméstica e familiar perpetrada por membros da família ou parceiros. A delegada ressaltou a importância de abordar essa complexa questão de maneira holística, garantindo a proteção de todas as vítimas, independentemente da idade.

“A operação focou em crimes que variaram desde o descumprimento de medidas protetivas até tentativas de feminicídio e outras formas de violência. A presença da Polícia Civil nas residências dos agressores, juntamente com o trabalho de conscientização e fiscalização das medidas protetivas, demonstrou o comprometimento das autoridades em garantir a segurança e o bem-estar das vítimas”, completou a chefe do Defam.

Segundo ela, a Polícia Civil reiterou seu compromisso de combate contínuo à violência doméstica e familiar, com operações repressivas e preventivas, garantindo a proteção das mulheres e meninas.

A compilação nacional dos dados dessa operação está programada para ocorrer em setembro, em Brasília, com o objetivo de avaliar os resultados e fortalecer os esforços conjuntos no combate a esse tipo de violência.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação