Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

O excesso de chuvas afeta o trabalho do Saae

Alteração da água bruta captada nos mananciais, quedas de energia e equipamentos danificados ocasionam paralisações emergenciais

Se por um lado a estiagem causa falta de água, por outro, o excesso de chuvas afeta o abastecimento. Neste domingo (22/01), por exemplo, o abastecimento na região do bairro Chapada, em Itabira, foi prejudicado devido a problemas na captação de água na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Após fortes chuvas, as águas dos mananciais chegaram turvas à ETA, devido ao carregamento dos sedimentos das margens pela enxurrada. Quando isso acontece, de imediato, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) inicia manobras para evitar o desabastecimento na região afetada. 

Para assegurar que a população receba a água tratada dentro dos padrões de qualidade exigidos por lei, o procedimento recomendado diante desse cenário é reduzir a vazão de água que entra nas estações ou suspender o processo de captação temporariamente.

Em Itabira, assim como em todo o Sudeste, o período mais chuvoso do ano vai de novembro a janeiro. Na primeira quinzena deste mês, Itabira teve média de 1.439 mm de chuva. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Além da alteração da qualidade da água dos rios, que inviabiliza os processos de tratamento, o grande volume de chuvas contribui para quedas de energia e equipamentos danificados, resultando em paralisações emergenciais no sistema de abastecimento. O transtorno causado pela falta de energia é sentido principalmente nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação