Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Ministro do STF Alexandre de Moraes revoga bloqueio do Telegram no país

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou na tarde deste domingo (20), o bloqueio do aplicativo Telegram no Brasil. A decisão se dá após o cumprimento de decisões da Corte por parte da empresa.

De acordo com a nova decisão de Moraes, o Telegram informou à Corte ter tomado uma série de medidas. para o combate à desinformação, uma das exigências do Judiciário brasileiro para o pleno funcionamento da plataforma no país.

“O Telegram informou que adotou diversas medidas para o combate à desinformação e à divulgação de notícias fraudulentas: (a) monitoramento manual diário dos 100 canais mais populares do Brasil; (b) acompanhamento manual diário de todas as principais mídias brasileiras; (c) capacidade de marcar postagens específicas em canais como imprecisas; (d) restrições de postagem pública para usuários banidos por espalhar desinformação; (e) atualização dos Termos de Serviço; (f) análise legal e de melhores práticas; e (g) promover informações verificadas”, explica Alexandre de Moraes.

O prazo para que o Telegram cumprisse ordens ainda não obedecidas terminava às 16h44 deste sábado e foi obedecido. Com isso, a decisão anterior, de quinta-feira (17) foi derrubada.

“Como se vê, o Telegram complementou, integralmente, o cumprimento das medidas determinadas no prazo estabelecido de 24 (vinte e quatro) horas, tendo sido intimado na data de ontem, 19/3/2022, às 16h44min e informado o cumprimento de todas as medidas determinadas no dia de hoje, 20/3/2022, às 14h45min”, diz Alexandre de Moraes na decisão.

Inicialmente, operadoras de telefonia e a Anatel foram informadas de que deveriam bloquear o Telegram até o final da noite de terça-feira (22). Após essa primeira decisão, contudo, o fundador do Telegram, Pavel Durov, pediu desculpas e alegou problemas de comunicação para não ter respondido ou cumprido novas decisões do STF. Diante do contato da plataforma, Moraes deu o novo prazo para o cumprimento de medidas ainda não tomadas, como a exclusão de perfis alternativos do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, alvo de pedido de prisão por parte de Moraes, e a designação de representante no Brasil. Agora, com o novo prazo cumprido pela empresa, houve a revogação da decisão.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação