Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Ministério apaga Rebeca Andrade da icônica foto em que é reverenciada por Simone Biles

BRASÍLIA — O Ministério das Comunicações causou polêmica ao remover a ginasta Rebeca Andrade de uma foto icônica em que é reverenciada pelas norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles, substituindo-a por uma imagem relacionada ao programa “Computadores para Inclusão”. A montagem foi publicada nas redes sociais do ministério na segunda-feira (5), após a imagem original viralizar. A foto foi tirada durante a cerimônia de premiação da competição individual de solo feminino nos Jogos Olímpicos de Paris.

Rebeca Andrade venceu Simone Biles, conquistando a medalha de ouro e se consagrando como a maior atleta olímpica da história do Brasil. Biles ficou com a prata, e Chiles com o bronze. Devido à repercussão negativa, o post do Ministério das Comunicações foi removido na noite de segunda-feira e substituído por outra montagem, desta vez com Rebeca presente na imagem.

“O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem para interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade”, declarou o ministério em nota.

Na mesma nota, o ministério explicou que “o objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou no Brasil. A própria legenda explicava que a pasta reverencia Rebeca e tem ela como inspiração”. “O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história”, completou.

Adversários do governo, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não deixaram de criticar a ação do Ministério das Comunicações. “Ministério das Comunicações do Lula retira Rebeca Andrade de sua foto histórica em 1º lugar no pódio das Olimpíadas e troca por um computador em publicação no Instagram”, escreveu Bolsonaro no X (antigo Twitter).

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação