Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Minas Gerais recebe 8ª edição do Cosud em junho

Evento que reúne governadores dos estados do Sul e Sudeste volta a Belo Horizonte, sede do primeiro encontro, em 2019; geração de emprego e renda é o tema central

Minas Gerais sedia, de 2 a 3/6, o segundo ciclo do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), com participação dos governadores dos outros seis estados das regiões: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No 8º encontro do Cosud, o objetivo é o avanço para uma nova fase, a partir do tema central de geração de emprego e renda.

A cerimônia de abertura e palestra magna, na Sala Minas Gerais, abrem oficialmente a programação, na sexta-feira (2/6).

Já no período da tarde, no Circuito Liberdade, que fica na Praça da Liberdade, região Centro-Sul da de Belo Horizonte, começam as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) para abordagem do tema sob a perspectiva de 12 áreas: Assistência Social e Direitos Humanos; Fazenda, Planejamento e Previdência; Saúde; Desburocratização, Inovação e Tecnologia; Cultura e Turismo; Educação; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura, Logística e Transporte; Meio Ambiente; Agricultura e Pecuária; Segurança Pública; e Transparência, Controladoria e Ouvidoria.

No sábado (3/6), último dia da programação, são apresentados os resultados das construções coletivas nos GTs e, ainda, promovido debate com governadores. Destaque para a leitura da carta de compromissos, assinada por todos os sete chefes do Executivo, com os entendimentos e pleitos acordados em mais uma fase do Cosud. Em seguida, os governadores concedem coletiva à imprensa. Todas essas atividades ocorrem na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

Interessados em participar do evento podem ser inscrever no site do Sympla –  página que também disponibiliza a programação completa do evento.

Histórico

O Cosud foi criado em Belo Horizonte em março de 2019, com a missão de consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, por meio da troca de experiências e a abordagem de temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. As duas regiões concentram 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e quase 120 milhões de habitantes.

Desde a primeira edição, governadores dos sete estados e suas equipes promovem ampla discussão sobre pautas estratégicas para o desenvolvimento das regiões.

No último encontro, realizado em março no Rio de Janeiro, os líderes estaduais reforçaram, por exemplo, a meta de simplificação das obrigações para os contribuintes e da adoção do princípio do destino a partir da modernização tributária.

Equilíbrio fiscal, dívida pública e o Pacto Federativo também estão entre os tópicos e avanços das discussões de pautas do Sul e Sudeste, para que as demandas possam ser encaminhadas de forma ainda mais consolidada para obter soluções junto à União.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação