Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

MG registra primeira morte por febre amarela em meio a alerta do Ministério da Saúde

Minas Gerais registrou a primeira morte por febre amarela em 2025. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou o óbito nesta terça-feira (4), ocorrido em Extrema, no Sul do estado. A vítima, moradora de Bragança Paulista (SP), viajava diariamente para a cidade mineira e recebeu o diagnóstico em 31 de janeiro. O local exato da infecção ainda está sendo investigado.

Além do caso fatal, o vírus também foi identificado em um primata em Toledo, outra cidade do Sul de Minas.

Ministério da Saúde emite alerta

O Ministério da Saúde emitiu um alerta para o aumento da transmissão da febre amarela em Minas Gerais, São Paulo, Roraima e Tocantins. O período de maior circulação do vírus vai de dezembro a maio, e a recomendação é reforçar a vacinação e a vigilância epidemiológica.

São Paulo concentra o maior número de casos e receberá um reforço de 800 mil doses da vacina, totalizando dois milhões de unidades distribuídas até fevereiro.

Transmissão e prevenção

A febre amarela é transmitida por mosquitos. No meio silvestre, os vetores são os gêneros Haemagogus e Sabethes, enquanto, no meio urbano, o Aedes aegypti pode espalhar o vírus, assim como ocorre com a dengue, zika e chikungunya.

A taxa de letalidade da forma grave da doença varia entre 20% e 50%. Por isso, a vacinação é essencial para a prevenção. No Brasil, a imunização é feita com uma única dose ao longo da vida e está disponível gratuitamente no SUS.

Atualmente, a cobertura vacinal contra a febre amarela em Minas Gerais é de 86,3%, abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação