Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Mês de março terá palestras, oficinas e atendimento às mulheres vítimas de violência nos Cras

As atividades fazem parte do programa Itabira Delas, com programação durante todo mês

Com o objetivo de criar um espaço seguro de debate e inclusão, a Prefeitura de Itabira e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream) prepararam uma programação dedicada às mulheres, com foco em acolhimento e diálogo, durante o mês de março.

As atividades fazem parte do programa Itabira Delas e acontecerão nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), abertas à comunidade e com entrada gratuita. Serão oferecidas oficinas de autocuidado e palestras sobre temas relacionados à equidade de gênero. As atividades serão ministradas tanto pelas Promotoras Legais Populares (PLP’s) quanto pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município.

De acordo com a coordenadora do Cream, Amanda Oliveira, a programação tem como ponto central compreender que as mulheres têm voz. “Precisamos construir espaços para que mulheres sejam escutadas. A ideia do Circuito Itabira Delas nasce para demarcar o compromisso do Cream de ir até as mulheres, quais sejam seus territórios”, reforça Amanda. 

Em todos os Cras, seguindo o cronograma abaixo, serão realizados atendimentos individuais às mulheres vítimas de violência.

Confira a programação:

03/03 – 14h às 16h – CRAS Pedreira

06/03 – 14h às 16h – CRAS Barreiro – Condomínio Residencial Barreiro

07/03 – 14h às 16h – CRAS Santa Ruth

09/03 – 09h às 11h – CRAS Gabiroba

10/03 – 09h às 11h – CRAS Jardim das Oliveiras

13/03 – 09h às 11h – Ipoema – Museu do Tropeiro

17/03 – 09h às 11h – CRAS Central

20/03 – 09h às 11h – Centro de Tradições de Senhora do Carmo

8 de março

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura realizará o “I Encontro Municipal de Promoção à Igualdade de Gênero: violência contra a mulher é um problema de todos!”. O evento será no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a partir das 7h30. A entrada é gratuita, porém é necessário se inscrever pelo formulário online. As vagas são limitadas.

SE INSCREVA PREENCHENDO ESSE FORMULÁRIO AQUI

O encontro é uma oportunidade de conversar sobre o direito das mulheres, diferentes tipos de violência e propor políticas públicas para a equidade de gênero no município, considerando todas as particularidades das mulheres. Na oportunidade, estarão presentes a psicóloga do Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres – CERNA, Ângela Maria Silva de Souza, e as PPL’s Eva Gonzaga, Maria de Conceição Leite Andrade e Camila Vieira Rocha, além de autoridades locais.

Amanda Oliveira afirma que o I Encontro de Promoção a Igualdade de Gênero será realizado para lembrar a cidade de que precisamos ter profissionais e equipamentos públicos capacitados para escutar todas as mulheres. 

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Ainda na tarde do dia 8 de março, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) promoverá uma roda de conversa com a participação da Polícia Militar e de representantes do Cream. A atividade será a partir das 13h, no Auditório do Centro Universitário UNA com a presença dos conselheiros. Para esse momento, não é necessário se inscrever.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação