Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Maduro é reeleito na Venezuela; oposição denuncia fraude

Na madrugada desta segunda-feira (29), Elvis Amoroso, presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), anunciou a reeleição de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. Com 80% dos votos apurados, Maduro obteve 51,2% dos votos, enquanto o opositor Edmundo González Urrutia recebeu 44,2%. Outros candidatos somaram 4,6% dos votos e a participação foi de 59%.

A oposição, liderada por María Corina Machado, denunciou irregularidades, alegando que o CNE impediu a presença de fiscais e interrompeu a transmissão dos resultados. A campanha opositora também relatou dificuldades para obter as atas de votação e acusou o CNE de manipulação.

Maduro e seus aliados garantiram que respeitarão os resultados divulgados pelo CNE. No entanto, o cientista político venezuelano Xavier Rodríguez-Franco apontou que o atraso na divulgação dos resultados segue um padrão histórico do regime chavista.

Além disso, observadores opositores foram impedidos de entrar no país, e a inscrição de venezuelanos no exterior foi restrita, gerando mais desconfiança sobre a legitimidade da eleição.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação