Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Lula perde ação contra Luciano Hang, que o chamou de ‘cachaceiro’ em faixas

Justiça catarinense considerou que mensagens exibidas em aviões no litoral do Estado fazem parte de disputa política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu uma ação na Justiça contra o empresário Luciano Hang, dono da varejista Havan, que o chamou de ‘cachaceiro’ em faixas colocadas em aviões que sobrevoaram o litoral de Santa Catarina. O próprio Luciano Hang afirmou, em suas redes sociais, que patrocinava os voos.

O juiz Rafael Epindola Berndt, da 2ª Vara Cível da Comarca de Navegantes, Santa Catarina contudo, rejeitou o pedido, seguindo entendimento do Ministério Público daquele Estado.

Em sua ação, Lula afirmou que as mensagens “atingiram visceralmente sua honra e dignidade” e que por isso deveria haver a condenação de Hang ao pagamento de uma indenização de R$ 100 mil.

O juiz, porém, afirmou que Luciano Hang, “apesar de ter como profissão a vida empresarial, sempre se envolveu no debate público, no âmbito político, de vertente ideológica diametralmente oposta ao do ora autor, chegando ao ponto de cogitar lançar-se à vida político-partidária nas eleições de 2022”.

“Portanto, o caso presente encontra-se nesse contexto de disputas de narrativas políticas, com o uso de provocações, por vezes ácidas, a ensejar a construção de um ambiente denominado nos Estados Unidos da América como um livre mercado de ideias”, disse o juiz.

Com a decisão, o juiz condenou Lula a pagar as custas judiciais e os honorários advocatícios em 15% sobre o valor da causa.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação