Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Lula anuncia reconhecimento da eleição na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta terça-feira (30) que está disposto a reconhecer o resultado das eleições presidenciais na Venezuela, realizadas no último domingo (28). Em entrevista à TV Centro América, Lula afirmou que a formalização do reconhecimento dependerá da apresentação das atas eleitorais pelas autoridades venezuelanas.

“É lógico que eu vou reconhecer, a hora que for consagrada a vitória”, afirmou o presidente. Lula destacou que é crucial que as atas das eleições sejam divulgadas para resolver a disputa entre oposição e governo. “É normal que haja uma briga. Como vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se houver dúvidas entre a oposição e a situação, a oposição pode recorrer e esperar a Justiça decidir. E aí vamos ter uma decisão que devemos acatar”, acrescentou.

O presidente brasileiro considerou o processo eleitoral na Venezuela como normal e tranquilo, ressaltando que tanto a oposição quanto o governo têm o direito de expressar e comprovar suas posições. “O que precisa é que as pessoas que não concordam tenham o direito de se expressar e de provar que não concordam. E o governo tem o direito de provar que está certo”, disse Lula.

Atualmente, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela ainda não divulgou as atas eleitorais, que são essenciais para validar o resultado anunciado, no qual Nicolás Maduro obteve 51,21% dos votos, contra 44% para Edmundo González, conforme divulgado pelo CNE. Parte da oposição, bem como alguns países e a Organização dos Estados Americanos (OEA), questionam a legitimidade do pleito e exigem a publicação das atas para permitir a auditoria dos votos. O governo de Maduro, por sua vez, acusou a oposição e alguns países de tentarem desestabilizar o resultado eleitoral e promover um suposto golpe de Estado.

Diálogo com Biden

Nesta tarde, Lula também conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a situação na Venezuela. Ambos os líderes reafirmaram a necessidade de divulgação imediata das atas eleitorais pelas autoridades venezuelanas. Em nota, a Casa Branca expressou gratidão pela liderança de Lula na questão e destacou que os dois presidentes concordaram sobre a importância de garantir dados eleitorais completos e transparentes.

“Os dois líderes compartilharam a perspectiva de que o resultado das eleições venezuelanas representa um momento crítico para a democracia no hemisfério e comprometeram-se a permanecer em estreita coordenação sobre a questão”, afirmou a nota da Casa Branca.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação