Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Líder supremo do Irã ameaça Israel e EUA com ‘resposta esmagadora’

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fez ameaças contra Israel e os Estados Unidos neste sábado, 2, prometendo uma “resposta esmagadora” aos ataques recentes ao Irã e seus aliados.

Khamenei se uniu a outras autoridades iranianas que afirmam considerar um novo ataque contra Israel, em resposta ao ataque de 26 de outubro, que atingiu bases militares e outros locais no Irã, resultando na morte de pelo menos cinco pessoas.

“Os inimigos, seja o regime sionista ou os Estados Unidos, certamente receberão uma resposta esmagadora ao que estão fazendo ao Irã, à nação iraniana e à frente de resistência”, declarou Khamenei em um vídeo divulgado pela mídia estatal iraniana.

Apesar da promessa de retaliação, Khamenei, de 85 anos, não deu detalhes sobre a data ou o alcance da resposta. Em declarações anteriores, ele havia adotado um tom mais cauteloso, sugerindo que o Irã avaliaria sua resposta cuidadosamente, sem exagerar nem subestimar o ataque israelense. O Irã já lançou dois ataques diretos contra Israel este ano, em abril e outubro.

Os aliados do Irã, chamados de “Eixo da Resistência” por Teerã, incluindo grupos como o Hezbollah, no Líbano, e o Hamas, na Faixa de Gaza, foram significativamente atingidos pelos ataques israelenses contínuos.

O general Mohammad Ali Naini, porta-voz da Guarda Revolucionária do Irã, também fez declarações antes da fala de Khamenei, afirmando que a resposta do Irã “será sábia, poderosa e além da compreensão do inimigo”.

Khamenei se reuniu no sábado (2) com estudantes universitários para marcar o Dia dos Estudantes, que celebra um episódio de 4 de novembro de 1979, quando soldados iranianos abriram fogo contra estudantes que protestavam contra o xá Reza Pahlevi na Universidade de Teerã, resultando em mortos e feridos e intensificando as tensões que culminaram na Revolução Islâmica. A multidão presente ofereceu uma calorosa recepção ao líder, gritando: “O sangue em nossas veias é um presente para nosso líder!”

Neste domingo, 3, o Irã celebrará o 45º aniversário da crise dos reféns da Embaixada dos EUA, quando estudantes islâmicos invadiram a embaixada em 4 de novembro de 1979, iniciando uma crise de 444 dias que estabeleceu uma longa história de tensões entre Teerã e Washington.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação