Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Justiça determina ida de autor de facada em Bolsonaro para clínica psiquiátrica em Minas

A Justiça Federal acatou o pedido feito pela Defensoria Pública da União (DPU) e determinou o retorno de Adélio Bispo, autor da facada que feriu o então candidato a presidente Jair Bolsonaro, a Minas Gerais. Adélio, que é mineiro e cometeu o atentado durante a passagem de Bolsonaro por Juiz de Fora, na campanha de 2018, está sob custódia na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) desde então.

A decisão, divulgada nesta quinta-feira (22) pela DPU, ocorreu na quarta-feira (21). Segundo a determinação, o Juízo de origem em Minas Gerais deve providenciar tratamento ambulatorial ou, em situações excepcionais, a internação de Adélio Bispo. Todas as medidas de segurança necessárias devem ser consideradas para garantir sua integridade psíquica e física. A Justiça concedeu um prazo de 60 dias para que as providências sejam tomadas.

A defesa argumentou que Adélio não pode continuar recluso em um estabelecimento penal, mesmo que este ofereça estrutura equivalente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), como é o caso da penitenciária de Campo Grande. Também destacou que enviá-lo para um manicômio judicial não seria apropriado, considerando as normas da Lei Antimanicomial (Lei nº 10.216/2001) e a Resolução 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça.

A decisão judicial foi encaminhada à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), onde tramita um pedido de medidas cautelares em favor de Adélio contra o Estado brasileiro. A DPU esclarece que essa decisão não interfere no andamento do caso no Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH).

A DPU informa ainda que presta assistência jurídica a Adélio desde 11 de junho de 2019, exercendo a função de curatela especial, um instrumento de proteção para pessoas sem capacidade civil para responder por seus próprios atos. A atuação é realizada de maneira exclusivamente técnica, com foco nos direitos humanos e na defesa dos direitos fundamentais dos assistidos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação