Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Justiça decide manter pedágio na BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro

A Justiça alterou sua posição e decidiu manter o valor do pedágio em R$ 14,50 na BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, administrado pela concessionária Concer. A decisão do Tribunal Regional da 1ª Região anulou um ato da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que reduziria a tarifa para R$ 5,60 a partir desta terça-feira (13 de agosto), uma diminuição de 60% no valor cobrado aos motoristas.

Apesar da decisão judicial, os valores reduzidos ainda estão em vigor. A assessoria da ANTT informou que a agência ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão e que se manifestará judicialmente assim que for provocada. A ANTT esclareceu que apenas cumpriu uma decisão judicial que determinava a redução das tarifas e que aguardará a notificação para realizar uma revisão.

“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ajustou a tarifa da BR-040 entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ), em resposta à decisão judicial da 1ª Vara Federal de Petrópolis, Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Portanto, a redução foi realizada por ordem judicial”, declarou a ANTT em nota.

Em junho, uma decisão judicial determinou que a concessão do trecho fosse devolvida ao governo federal em um prazo de 60 dias, mas manteve o valor do pedágio durante o período de transição.

A Concer, por sua vez, argumenta que a redução tarifária poderia causar desequilíbrios financeiros e comprometer a manutenção da estrada até que o governo reassuma a gestão. “A redução poderia comprometer serviços essenciais da concessão e prejudicar diretamente o usuário da rodovia”, justificou a empresa.

Essa decisão judicial, no entanto, não afeta os pedágios cobrados pela EPR Via Mineira no trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, cuja concessão foi iniciada em 6 de agosto.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação