Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Itabira alcança metas e é reconhecida pelo Estado por ampliar cobertura vacinal

Atividades itinerantes, fortalecimento da comunicação, eventos temáticos e a reestruturação das unidades de saúde foram algumas das ações que levaram Itabira a ampliar a cobertura vacinal para crianças de até dois anos. O município atingiu as metas preconizadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) em 12 das 14 vacinas obrigatórias para a primeira infância e foi reconhecido com o Selo Prata do projeto #BoraVacinar, encabeçado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Ministério Público de Minas Gerais, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) e Associação Mineira de Municípios (AMM).

Apenas sete municípios com mais de 100 mil habitantes conseguiram alcançar as metas do PNI infantil em Minas Gerais. Para receber o selo, Itabira atingiu, em 2024, cobertura superior a 95% em quase todos os imunizantes disponíveis na rede pública para a primeira infância, um fato inédito e que só foi possível graças à mobilização da Secretaria Municipal de Saúde para a ampliação da cobertura. 

“Nós saímos de dentro das unidades básicas e realizamos ações externas, como nas escolas, por exemplo. Também tivemos ações robustas de comunicação, que sensibilizaram a população sobre a importância da vacinação. Estivemos em eventos municipais para fortalecer ainda mais esse trabalho de conscientização e chamamos os pais e responsáveis para regularizar os cartões de vacinas das crianças. Além disso, ampliamos o horário de atendimento quando foi necessário e investimos em estrutura. Hoje, todas as nossas unidades básicas possuem salas para vacinação, o que antes não era uma realidade”, explica a secretária municipal de Saúde, Fabiana Machado.

Já o prefeito Marco Antônio Lage comemorou o avanço. “Especialmente em tempos que surgem teorias antivacinas e muitas mentiras sobre a imunização, conquistar esse resultado mostra que estamos no caminho certo em Itabira. Fico feliz de que a população tenha atendido aos chamados da Secretaria Municipal de Saúde e muito satisfeito por ver as nossas equipes tão empenhadas numa missão que é tão importante. Imunizar é prevenir. Quanto mais ampliarmos a cobertura vacinal, mais teremos uma cidade saudável”, diz. 

#BoraVacinar 

O Projeto #Bora Vacinar tem o objetivo de fomentar as ações municipais para aumento da cobertura vacinal em Minas Gerais. O Selo Ouro é concedido aos municípios que atingiram as metas de cobertura de vacinação estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização infantil em todos os 14 imunizantes preconizados. Já o Selo Prata é concedido para os municípios que atingiram as metas de cobertura em 10 a 13 dos imunizantes acompanhados.

Para a entrega do selo, são consideradas as seguintes vacinas: BCG, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Penta (DTP/HepB/Hib), Polio Injetável (VIP), Febre Amarela, Pneumo 10 (1º reforço), Meningo c (1º reforço), Tríplice viral – 2ª dose, Polio oral Bivalente, DTP (1º reforço), Varicela e Hepatite A infantil. 

Em 2025, 418 municípios receberam o Selo #BoraVacinar. Além de Itabira, apenas Coronel Fabriciano, Divinópolis, Ipatinga, Patos de Minas, Uberlândia e Muriaé aparecem na lista entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A entrega dos selos ocorreu durante o Conexão Minas-Saúde 2025, evento que teve a participação do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação