Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Infectologista do HNSD destaca necessidade da higienização correta das mãos na prevenção de doenças e contaminações

Você tem o hábito de lavar as mãos? A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o 5 de maio como o Dia Mundial da Higiene das Mãos.

No Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), o infectologista Marcello Fontana Monteiro e a enfermeira Natália Valéria da Cruz Silva, ambos MBA em Controle de Infecção Hospitalar, destacaram a importância da higiene das mãos “como uma das medidas mais eficientes para a prevenção de doenças”.

De acordo com o médico Marcello Fontana, a higienização correta das mãos é uma medida de proteção contra doenças causadas por vírus, bactérias e parasitoses, além de também interromper a transmissão de doenças para outras pessoas.
Marcello advertiu que 50% das infecções hospitalares estão diretamente relacionadas com a propagação de microrganismos pelas mãos de colaboradores e pacientes, por isso a higienização é tão importante.

“O ato de higienizar as mãos oferece proteção para os profissionais e para os pacientes, a fim de evitar a infecção cruzada que se transmite de pessoa a pessoa através de mãos contaminadas. Dentro do hospital, temos várias situações em que devemos realizar a higienização das mãos, para evitar a infecção hospitalar”, orientou.

A OMS destaca cinco momentos fundamentais para a higienização das mãos:

1) antes do contato com o paciente;
2) antes de realizar procedimento limpo/asséptico;
3) após o risco de exposição a fluidos corporais;
4) após tocar o paciente;
5) após tocar superfícies próximas ao paciente.

A enfermeira Natália Silva lembrou que, em todos os leitos do hospital, há lembretes dos cinco momentos da higienização das mãos e da técnica correta para o procedimento.

O infectologista recomenda: “Lave as mãos com água e sabonete sempre que estiverem com sujidades, por 40 a 60 segundos, bem como só utilize o álcool 70% se as mãos estiverem limpas, friccionando o produto por pelo menos 20 a 30 segundos para ter ação. Enfim, previna a infecção: higienize suas mãos”.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação