Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Imposto de Renda: como receber restituição pelo Pix

Entre as novidades anunciadas pela Receita Federal sobre o Imposto de Renda 2022 é a possibilidade de o contribuinte utilizar o Pix para receber o crédito da restituição do imposto na conta. A ideia é facilitar o pagamento minimizar possíveis erros de preenchimento dos dados bancários.

Segundo o especialista em contabilidade Reginaldo Pereira de Araújo, para que contribuinte receba o valor da restituição do Imposto de Renda por meio do pagamento instantâneo, é preciso que a chave do Pix seja igual ao CPF do titular da declaração.

“Não é possível que seja por e-mail, telefone ou chave aleatória. É obrigatório que seja pelo CPF do titular da declaração. Também será possível pagar com Pix o DARF emitido pelo programa aplicativo do Imposto de Renda, quando houver imposto a pagar”, explica.

Caso o contribuinte queira usar o Pix, precisa verificar se a chave do Pix da conta bancária é cadastrada com o número do seu CPF. Se não for, basta criar uma.

Veja como pagar o DARF com o Pix

O Pix poderá, ainda, ser usado para pagamento de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs). Esse mecanismo poderá ajudar empreendedores e profissionais financeiros que precisam, todos os anos, pagar diferentes tributos por meio do documento.

O DARF é disponibilizado ao contribuinte com todas informações de pagamento, inclusive com código de barras. Essa era a única forma de se pagar o documento. Com a mudança, basta fazer o pagamento via Pix usando o QR CODE que virá junto ao boleto. Para isso, é só utilizar o aplicativo do seu banco para fazer o pagamento usando a função.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação