Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Grandes eventos devem garantir água gratuitamente ao público

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou nesta terça-feira (27) uma portaria que estabelece regras para garantir o acesso à água própria para consumo em eventos de grandes proporções, como shows e festivais, especialmente durante períodos de alta temperatura. O objetivo, conforme o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), é proteger a saúde dos consumidores.

Entre as medidas impostas pela portaria está a obrigatoriedade de distribuição gratuita de água em pontos estratégicos dentro dos eventos, facilitando o acesso ao público.

As produtoras de grandes eventos também devem garantir:

  • Acesso gratuito ao evento com garrafas de uso pessoal contendo água potável;
  • Disponibilização de bebedouros;
  • Distribuição de água em embalagens adequadas, com instalação de ilhas de hidratação de fácil acesso.

Em nenhuma dessas situações será permitida a cobrança de valores adicionais dos consumidores. Além disso, o local do evento deve contar com estrutura adequada para assegurar o rápido atendimento de emergências de saúde ou outras situações de risco.

Comércio e Preços

A portaria também estabelece que os eventos devem oferecer pontos de venda de alimentos e bebidas. Para evitar aumentos abusivos de preços que prejudiquem os consumidores, os órgãos municipais e estaduais de defesa do consumidor serão responsáveis por monitorar os preços da água mineral comercializada nos eventos.

Validade e Futuras Avaliações

Assinada pelo secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a portaria terá validade de 120 dias, até 25 de dezembro, coincidindo com o início do verão no Brasil. Ao final deste período, uma nova avaliação das condições climáticas poderá levar à prorrogação ou revisão das medidas estabelecidas.

Histórico

Em novembro de 2023, uma portaria emergencial do Ministério da Justiça proibiu os organizadores de eventos de impedir a entrada de garrafas de uso pessoal com água, após a morte da estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, durante um show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, temperaturas extremas e a sensação térmica de cerca de 60ºC contribuíram para o falecimento da jovem, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML).

Mais recentemente, em maio deste ano, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) distribuiu água aos fãs da cantora Madonna durante seu megashow na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação