Desenvolvimento Única Sites
Governo de Minas lança Trajeto Moda em Diamantina e Couto de Magalhães
Projeto de qualificação, inserção produtiva e empoderamento feminino chegará a outros 33 municípios, beneficiando até 430 famílias em 2023
O Governo de Minas lançou, nesta semana, a fase de interiorização do Trajeto Moda, em Diamantina e Couto de Magalhães, no Vale do Jequitinhonha. Em 2023, o projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) chegará a 35 municípios do interior do estado e beneficiará de 300 a 430 famílias em situação de vulnerabilidade.
O projeto utiliza metodologia inédita para qualificar mulheres socialmente vulneráveis para o mercado da moda, um dos setores que mais gera emprego no Brasil, e propõe ações contínuas e autossustentáveis para desenvolver autonomia, cidadania e independência financeira.
Para a fase de implantação, a Sedese investiu, até o momento, R$ 2 milhões, valor direcionado à compra de 194 máquinas que vão auxiliar os municípios a montar espaços colaborativos de costura e à contratação dos cursos técnicos de qualificação.
A entrega dos maquinários e a disponibilização dos cursos compreendem a primeira de uma série de ações para o desenvolvimento do projeto, que contará ainda com outras etapas definidas de acordo com as especificidades e realidades locais dos municípios.
A secretária de Estado Elizabeth Jucá relembra o início do projeto e comemora a expansão para o interior. “Esse é um projeto que começou no fim de 2019 e hoje nós estamos concretizando um sonho. Nosso objetivo não é só qualificar em corte e costura. É mais do que isso! É dar direito a essas mulheres, mostrar o que é empreendedorismo, liderança, educação financeira, para que ela se transforme, se torne uma profissional e gere renda. Hoje nós estamos em 35 municípios mineiros e queremos expandir mais”, aponta.
“É uma honra para nós receber o projeto e ver nossa cidade se tornar uma referência. Para uma cidade de 4 mil habitantes, essa é uma oportunidade para a população”, comemora o prefeito de Couto de Magalhães, José Eduardo de Paula Rabelo.
Público
Serão beneficiadas mulheres que estão em situação de violência doméstica, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.