Desenvolvimento Única Sites
Governo de Minas Gerais declara utilidade pública para transposição do Rio Tanque
Nesta quarta-feira (16), o Governo de Minas Gerais publicou a Declaração de Utilidade Pública (DUP) para a transposição do Rio Tanque, passo essencial para o licenciamento ambiental da obra que visa garantir o abastecimento de água em Itabira para as próximas décadas. O documento foi assinado pelo governador Romeu Zema e está disponível no Diário Oficial Eletrônico do Estado.
A DUP, um documento expedido pelo Executivo, atesta a necessidade e importância social de uma ação. No caso da transposição do Rio Tanque, o governo destaca a “alta relevância e o interesse nacional” do projeto, reafirmando sua importância para a disponibilidade hídrica de Itabira. A declaração foi emitida em nome da Vale, que será responsável pelo licenciamento, construção das estruturas de captação e a nova estação de tratamento de água.
A expectativa pela DUP se intensificou em 30 de agosto, quando uma comitiva de Itabira se reuniu com representantes estaduais, incluindo a secretária de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, para pleitear a liberação da declaração. Participaram do encontro o prefeito Marco Antônio Lage, o secretário de Meio Ambiente, Denes Lott, e outras autoridades locais, no gabinete do deputado Adriano Alvarenga.
O vereador Júlio Contador comemorou a conquista, destacando a importância humanitária da transposição: “Há anos, Itabira sofre com a escassez de água durante a estiagem. Graças à intervenção de nosso Gabinete e ao apoio do deputado Adriano Alvarenga, conseguimos agendar uma reunião rápida com a secretária estadual de Meio Ambiente, que entendeu a urgência da demanda e garantiu a liberação da DUP. Agora, a Vale poderá iniciar a tão aguardada obra para transposição das águas do Rio Tanque para Itabira.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.