Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Falecimento de Carlos Lyra deixa o mundo da música brasileira em luto

No Rio de Janeiro, aos 90 anos, o renomado compositor e melodista Carlos Lyra faleceu na madrugada deste sábado (16), deixando um vazio na música brasileira. Internado desde a última quinta-feira (14), a causa da morte ainda não foi confirmada.

Carlos Lyra entrou para a história da Bossa Nova com o lançamento do álbum homônimo em 1959, sendo este o primeiro de uma carreira repleta de sucessos. Em parceria com Vinicius de Moraes, o artista produziu canções icônicas como ‘Coisa mais linda’, ‘Minha namorada’, ‘Primavera’, ‘Sabe você’ e ‘Você e eu’. Sua influência na música brasileira transcendeu décadas e conquistou o reconhecimento de diversos artistas.

Nas redes sociais, figuras como Gilberto Gil lamentaram profundamente a perda, ressaltando o extraordinário legado deixado por Lyra. “Tristes com a notícia da partida de Carlos Lyra, que nos deixa aos seus 90 anos com um legado extraordinário. Um forte abraço em toda a família e amigos”, postou Gil.

Além de sua contribuição para a música, Carlos Lyra foi um dos fundadores do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes, em 1961. Nascido em Botafogo, no Rio de Janeiro, o carioca deixou sua marca não apenas na cena musical, mas também no engajamento cultural.

Em 1969, o compositor casou-se com a atriz e modelo norte-americana Katherine Lee Riddell, conhecida como Kate Lyra, com quem teve sua única filha, Kay Lyra, uma cantora popular de formação clássica. Posteriormente, em 2004, o casamento chegou ao fim, e Lyra casou-se com sua produtora, Magda Botafogo.

A partida de Carlos Lyra deixa um vazio na música brasileira, mas seu legado perdurará como uma expressão única da riqueza e diversidade da cultura musical do país.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação